segunda-feira, 30 de julho de 2012

Fidelidade





Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. 
Mateus 24:10-13

Podemos definir fidelidade como qualidade daquele que é fiel, constante, que não falha. Essas características estão diretamente ligadas àqueles que prosseguem perseverando no evangelho de Jesus tendo-o como estilo de vida. Perseverança e a fidelidade andam juntas, não se poder ser fiel se não buscar ser constante, não conseguimos ser constantes se não perseverarmos.

E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. 
Daniel 1:8

Daniel foi um grande exemplo de fidelidade. Um jovem que se depara com sua terra sendo devastada e dominada pelo povo babilônico sendo obrigado a se submeter aos desígnios do Rei Nabucodonosor que havia ordenado que todos os jovens perfeitos, de boa aparência, inteligentes e dotados de talentos fossem ensinados no idioma e na escrita dos caldeus aprendendo uma cultura completamente diferente da sua. O rei também determinou que todos fossem alimentados por seus manjares consagrados aos seus deuses. Todo esse confinamento de aprendizado iria durar três anos.
O jovem Daniel sendo fiel aos ensinamentos de Deus e amando os preceitos do Senhor, firmou em seu coração a decisão de não comer o manjar do rei, nem o vinho que era servido.
O que podemos ver em Daniel é a sua fidelidade ao Senhor, escolhendo não se adequar aos padrões babilônicos permanecendo íntegro em sua convicção. Muitas vezes nos vemos em situações em que nossas convicções são postas a prova e não vemos muitas alternativas e ficamos preocupados em transmitir aquilo que acreditamos sem ferir as pessoas, mas sabemos que a sinceridade pode gerar confrontos e pra isso devemos ser pessoas sábias. A forma a qual proferimos palavras não muda a verdade, mas a torna mais audível se dita da melhor forma.
Deus com sua imensa graça viu o coração de Daniel e de deus amigos e os colocou em lugares de destaque na corte do rei os revestindo de sabedoria e inteligência a ponto do próprio rei reconhecer neles tamanho conhecimento.


 Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize.
I Coríntios 6:12

Fidelidade é uma escolha, o que recebemos de Deus por nossa conduta fiel é muito mais daquilo que imaginamos e todos a nossa volta percebem a graça do Pai revelada por nossa fidelidade. Somos responsáveis por nossas escolhas e elas podem resultar em bênção ou maldição.
Creio que Deus quer levantar pessoas dispostas a ouvirem sua voz, a permanecerem fieis a sua palavra, seus ensinamentos para fazerem diferença em todas as esferas dessa sociedade na qual vivemos. Vale a pena ser fiel.




Um comentário:

  1. Amém. Acontece até de errarmos achando que estamos acertando. Mas ser infiéis nunca!

    ResponderExcluir