quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dica de Filme - A última Estação

Há um tempo tive o prazer de ir ao cinema e me encantar com a história de vida do escritor russo Liev Tolstoi (1828-1910) no filme "A última Estação.
Próximo do final de sua vida, Tolstoi (1828-1910) renegou praticamente todo o seu trabalho e quis doar seu dinheiro para obras sociais. Pretendia deixar em seu testamento os direitos de suas obras para os pobres da Rússia, e não para os próprios filhos. Renegando suas obras-primas, "Guerra e Paz" e "Anna Karienina", ele entrou em conflito com sua mulher, Sonia, que, não sem razão, queria proteger o patrimônio da família.
O longa-metragem é baseado na obra homônima  de Jay Parini.Permeado de uma certa inocência e por uma linha tênue entre a relação de Tolstoi com sua família,principalmente sua esposa, o filme mostra as variações de um matrimônio desde seus momentos lúdicos e amorosos até o ápice de seus conflitos.
Com uma interpretação digna de seus personagens Helen Mirren(como Sonia), Christopher Plummer(Tolstoi), Paul Giamatti(Chertkov), James McAvoy(Valenti Bulgakov),Kerry Condon(Masha) refletem como espelhos o impasse de se viver por um ideal e de seguir o curso da vida de forma branda e aberta para constantes mudanças captada por várias vezes no filme na relação dos romances de Vladmir e Masha.A apreciação,quase idolatria de Vladmir por Tolstoi os entrelaça num vínculo de amizade tão comovente que se asemelha a uma relação paternal.
O drama de fotografia e figurino inpecável, isso sem falar na bela trilha sonora contendo Tchaikovsky, foi digno de concorrer a dois Oscar e dois Globos de Ouro.Este eu recomendo!


   


  • Título original: The Last Station
  • Diretor: Michael Hoffman
  • Elenco: Helen Mirren, Christopher Plummer, Paul Giamatti, James McAvoy, Kerry Condon, Anne-Marie Duff
  • Gênero: Baseado em fatos reais, Drama
  • Duração: 112 min.
  • Ano: 2009
  • Data da Estreia: 28/01/2011
  • Classificação: Não recomendado para menores de 14 anos
  • País: Alemanha, Rússia, Reino Unido




2 comentários:

  1. Parabéns pelo blogger e pela iniciativa de divulgar este tipo de conteúdo. Estava pesquisando, aqui, na net pessoas interessadas em discorrer sobre o filme do Senhor dos Aneis. Estou postando toda a trilogia. Faça uma visitinha, um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Ei Saulo, que bela surpresa! Não conhecia o seu blog! Adorei a resenha do filme. Espero ver aqui as suas considerações sobre a peça que assistimos também...rsrsrs

    Um abraço!

    ResponderExcluir