terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Noite de Celebração Para a Dança


Lenira Borges no Teatro Carlos Gomes,lugar onde
muitos de seus espetáculos forma realizados.


Meus Caros Leitores,
depois de muito tempo retorno para o #MeuQuarto com saudades e calmaria após tantas turbulências e correrias de fim de ano.
Hoje,em plena terça-feira atrevi-me a faltar aula de balé clássico para prestigiar um evento histórico para a Arte e a Cultura Capixaba.
Trata-se da comemoração pelos cinquenta anos de carreira de Lenira Borges,porfessora de balé clássico que difundiu a dança aqui no estado do Espírito Santo,transformando-a em parte da cultura local desenvolvendo-a com excelência.
O pouco que percebi de Lenira Borges,mostrou-me o poder da determinaçaõ e da disciplina para a concretização dos sonhos.
Em seu documentário sobre a Grande Professora,Inês Bogea,ex-aluna e atualmente diretora da São Paulo Cia de Dança,registra a alma de Lenira como alguém visionária movida pelo amor a arte.Suas sementes hoje são a geração de porfessores de dança por todo o estado.
A primeira Dama da Dança Capixaba,muito lutou para abrir as portas de Vitória para o universo do balé começando em reinvidicar a restauração de um dos símbolos turísticos mais admirados de Vitório que é o Teatro Carlos Gomes.palco de muitos de  seus espetáculos,os únicos que na época agitavam o circuito cultural da cidade.
O curta -documentário de extrema qualidade ,com uma trilha sonora delicadamente adequanda de piano em melodia sublime me fez maravilhado.Ver cada ex-aluno agradecendo sua Mestra com tanto carinho e apreço honrando-a por sua luta e empenho me comoveu.
A cultura do Espírito Santo com o passar dos anos tem se solidificado e a dança tomando fomas mais consistentes e a maior parte disso se dá graças a desbravadora Lenir Borges que depois de hoje se tornou pra mim ,um ícone  da dança e de determinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário